Últimas Notícias

Ministro lança plano de capacitação no Paraná Destaque

Em Foz do Iguaçu, Sarney Filho lança programa para treinar gestores ambientais no estado e destaca combate ao desmatamento no país.


LUCAS TOLENTINO

Enviado especial a Foz do Iguaçu

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, lançou nesta quarta-feira (07/06), em Foz do Iguaçu, o Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) no Paraná. O objetivo é fortalecer os órgãos estaduais e municipais para garantir a execução das políticas ambientais brasileiras. No evento, Sarney Filho destacou, também, o combate ao desmatamento e a necessidade de conservação dos biomas para conter o aquecimento global.

A capacitação busca a gestão integrada para que as ações construídas no nível federal cheguem até as cidades. “O município é a esfera real, é onde todos podem sentir os impactos”, afirmou Sarney Filho. “No espaço do município, torna-se mais fácil garantir a participação dos cidadãos e, assim, possibilitar maior transparência e controle social das políticas públicas”, ressaltou o ministro.

A integração de diversos temas à pauta ambiental foi destacada no lançamento do PNC, resultado de cooperação entre o MMA e o Governo do Paraná. “É possível conciliar crescimento econômico e conservação ambiental”, defendeu o governador do Paraná, Beto Richa. “O meio ambiente e a saúde andam muito juntos”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Conservar é fundamental para o progresso da ciência”, acrescentou Barros.

QUEDA

A prioridade do governo federal no combate ao desmatamento também foi lembrada por Sarney Filho. O ministro afirmou que, após a recomposição financeira dos órgãos de fiscalização vinculados ao MMA, o desmate na Amazônia passou a apresentar tendência de queda. “Temos informações de que a curva ascendente começou a se reverter”, declarou.

O ministro destacou a criação de alternativas econômicas para manter a floresta em pé e alertou que o desmatamento na Amazônia gera impactos para o restante do país e do mundo. “O aquecimento global está atingindo todos nós com secas prolongadas”, exemplificou Sarney Filho. “Não existe agricultura sem água e quem desmata a Amazônia está prejudicando o seu próprio negócio”, afirmou.

O PNC

Com o lançamento no Paraná, o Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) atingirá todos os municípios do estado. Implementada por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do MMA, a iniciativa busca impulsionar a gestão compartilhada e, assim, garantir melhorias na realização das atividades técnicas e administrativas relacionadas à questão ambiental.

As capacitações são voltadas para gestores, servidores, técnicos ambientais e outros envolvidos na pauta ambiental. Entre os objetivos do programa, há a ampliação do número de pessoas com formação para atuar na gestão ambiental pública, a difusão de conhecimentos e a formação de redes integradas de comunicação para debates dentro da temática ambiental.

Os cursos terão 16 horas presenciais e 80 horas de educação a distância. O Programa desenvolverá uma abordagem sistêmica voltada para a realidade local. A partir dos conteúdos propostos, a expectativa é que os participantes das capacitações sintam-se aptos a desenvolver a gestão ambiental nos seus locais de atuação. A formação inclui a realização de diagnósticos das áreas onde os treinamentos serão realizados.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Envie um Comentário

Preencha os campos obrigatórios antes de enviar.